Perguntas frequentes
Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o Planejamento Estratégico do Sistema Transportes e ações no âmbito de sua competência.
O que é o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP)?
É uma iniciativa do Ministério dos Transportes que busca reforçar a governança do Sistema Transportes. Ela se concretizou por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério dos Transportes e o Movimento Brasil Competitivo - MBC, sem ônus financeiros para o MT. O principal objetivo é a modernização da gestão por meio do desenvolvimento de um processo estruturado de administração estratégica e de gestão por resultados.
Como esse Programa se desenvolveu?
O PMGP foi desenvolvido em etapas, das quais podemos destacar:
• Construção de uma Agenda de Gestão – Elaboração de um plano estratégico com ações priorizadas a partir da interpretação e confirmação dos principais desafios e objetivos do sistema transportes, expressos no PNLT, PPA e PAC;
• Alinhamento das Secretarias e Órgãos - Explicitação das contribuições e responsabilidades de cada uma das partes que compõem o Ministério dos Transportes, na execução do plano;
• Aprimoramento da capacidade de execução e gestão de iniciativas - Estabelecimento de um processo de elaboração, detalhamento, priorização e gestão das ações executivas;
• Implementação de um processo de acompanhamento e gestão - Estruturação de uma rotina de acompanhamento e gestão do plano desenhado, bem como, um processo de retroalimentação do próprio plano.
• Capacitação - Capacitação dos dirigentes e das equipes diretamente envolvidas no projeto para a utilização das metodologias e ferramentas apresentadas.
O resultado final foi o Mapa Estratégico do Sistema Transportes com a estratégia para os próximos anos.
O que é Planejamento Estratégico?
Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer um norte, um rumo a ser trilhado pela organização, visando maior grau de interação como o seu ambiente, estabelecendo objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado.
É o processo pelo qual a organização mobiliza-se para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento pró-ativo, considerando seu ambiente atual e futuro (Larán, 2001).
Procura responder a questões básicas como: por que a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos.
Qual a importância de um Planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é importante para uma organização, pois permite que ela idealize um futuro (fins), e programe-se para que o mesmo seja alcançado, identificando o que precisa ser feito e como deve ser feito (meios) para realizar sua meta. Não é uma técnica de adivinhar o futuro, mas uma forma de construí-lo. Tentar evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões, visando garantir o sucesso da Organização em seu ambiente futuro.
Quais as vantagens de um Planejamento Estratégico?
Muitas são as vantagens e benefícios de se adotar o Planejamento Estratégico. Podemos citar alguns como:
- Agiliza decisões;
- Melhora a comunicação;
- Aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões;
- Promove uma consciência coletiva;
- Proporciona uma visão de conjunto;
- Direção única para todos;
O que é o Mapa Estratégico?
Mapa estratégico é uma representação visual da história da estratégia, que evidencia os desafios que a instituição terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro.
O mapa é estruturado por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa-efeito.
Considerando as especificidades da Administração Pública, bem com a realidade do Sistema Transportes, foram delineadas três perspectivas:
- Organização Interna;
- Foco de Atuação;
- Resultados
Como o Mapa Estratégico foi elaborado?
No processo de construção do Mapa Estratégico foram observadas as seguintes etapas:
• Análise de documentos de planejamento existentes: foram analisados os aspectos e delimitações legais (Lei 10.233/01, Lei 10.683/03, Decreto 7.717/12, Regimento Interno); o PNLT, PPA, PAC, PNTH (Diretrizes da Política Nacional de Transporte Hidroviário); Indicadores existentes;
• Realização de entrevista sobre os principais desafios do sistema para o futuro: entrevistas internas com líderes e vice-líderes e externas com líderes das principais partes interessadas;
• Oficinas de Validação: oficinas de validação do Mapa Estratégico com a equipe de Desenvolvimento, Equipe de Vice-líderes e Equipe de Líderes.
O que é Balanced Scorecard (BSC)?
É uma metodologia desenvolvida, em 1992, pelos professores Robert Kaplan e David Norton. É uma sigla que pode ser traduzida como “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
O termo se dá ao fato da escolha dos indicadores que irão avaliar o desempenho de uma organização não se restringirem unicamente ao enfoque econômico-financeiro, mas também a indicadores não financeiros como: desempenho junto à sociedade, processos internos, pessoas, inovação, tecnologia.
O BSC reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre a perspectiva interna e externa do desempenho.
Resumindo, é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos, medidas e metas, associa iniciativas a esses objetivos e alinha as unidades e pessoas em torno de metas organizacionais, facilitando, portanto, a compreensão e a implementação da estratégia. É uma ferramenta de apoio para acompanhar, monitorar e assegurar que os objetivos da estratégia da organização serão executados e alcançados.
Quais são os principais resultados que o MT deseja entregar à sociedade?
Os principais resultados a se atingir estão definidos no cumprimento de sua missão e o alcance da visão de futuro.
Missão: Dotar o país de infraestrutura viária adequada, garantir a operação racional e segura dos transportes de bens e pessoas, cooperar para o desenvolvimento socioeconômico e a integração nacional e sul-americana.
Visão: Atuar e ser reconhecido como agente indutor do desenvolvimento sustentável brasileiro pela oferta de uma infraestrutura e serviços de transportes com padrões internacionais de excelência.